Assembleia Funasa

• Itacurubi realiza audiência para tratar do saneamento do município

Assunto: Administração  |   Publicado em: 03/07/2014 às 08:47   |   Imprimir

Contemplado no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), do Governo Federal, com recursos de R$ 3,94 milhões para obras de coleta e tratamento do esgoto, Itacurubi realizou na quinta-feira(03) audiência pública para encaminhar a execução do projeto. No encontro, gestores, lideranças e comunidade debateram os problemas do saneamento no município com técnicos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e com o superintendente estadual, Gustavo de Mello.
O prefeito José Rubem Loureiro Correia, destacou no ato que o sistema de esgotamento sanitário no município será lembrado por muitas décadas como uma obra que levou qualidade de vida aos Itacurubienses. “O saneamento em Itacurubi já começou quando fizemos o projeto para conquistar este importante recurso junto a União. São investimentos que representam cerca de 40% do orçamento anual e que terão impacto na saúde, no meio ambiente e no desenvolvimento do município”, disse.

Para o superintendente da Funasa, o saneamento deve ser visto como uma tarefa civilizatória que não é representada somente por uma obra da construção civil, mas também de mobilização e participação social e consenso sobre o bem estar da população. “O legislativo tem um papel importante neste debate, em pautar a sociedade sobre a finitude dos recursos naturais, os cuidados com a saúde e o meio ambiente, em cima de uma obra que será um patrimônio da cidade”, disse.
Gustavo de Mello enfatizou, ainda, que os investimentos públicos em saneamento foram retomados com o surgimento do PAC, em 2007, depois de mais de duas décadas sem políticas para o setor. `O Ministério das Cidades deu inicio aos diagnósticos sobre o saneamento no pais e nesta etapa do PAC 2 estamos atingindo cerca de R$ 40 bilhões investidos, reduzindo um déficit histórico brasileiro`, informou Mello.

Na 3ª etapa do PAC 2, foram beneficiados 49 municípios gaúchos de até 50 mil habitantes com investimentos de R$ 140,9 milhões. Em todo país, serão repassados R$ 2,8 bilhões para 635 municípios brasileiros com benefícios estimados para 5, 3 milhões de habitantes. O anúncio foi feito no mês de maio pela presidente da República Dilma Rousseff que destacou que o saneamento é um setor prioritário para o Governo Federal.

O sistema de esgotamento sanitário de Itacurubi será executado pelos executivo municipal, responsável pela realização do processo de licitação, execução e acompanhamento das obras que contemplarão a canalização e uma estação de tratamento de esgoto. À Funasa caberá o recebimento, análise dos projetos, disponibilização de recursos e acompanhamento da execução dos termos de compromissos estabelecidos nos convênios.

Participaram da audiência, alem de vereadores e lideranças da comunidade, o secretario de planejamento João Carlos e a vereadora Iara Castiel, de Santiago. Professores da rede de ensino do município também se reuniram com técnicos da Funasa para trabalharem a questão do saneamento dentro das escolas, a exemplo da professora de Geografia, Sislaine Machado. ` Abordamos a questão ambiental e de saúde com os alunos que fazem muitos questionamentos sobre como se faz o tratamento do esgoto`, disse.